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Título: Escolas públicas brasileiras: desafios e dificuldades do ingresso de seus egressos na universidade e no serviço público
Autores: Medeiros, Cleber de Souza Marinho de
Palavras-chave: Escola pública
Brasil
Contexto sócio-econômico
Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Concurso
Prática pedagógica
Universidade Vale do Acaraú
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
ESMEC
Data de Publicação: 2009
Editora: Fortaleza, 2009
Resumo: O presente estudo propõe demonstrar,de forma introdutória, os caminhos da história dos modelos pedagógicos adotados no Brasil, e de modo particular, sua influência no resultado do ensino aprendizado da escola pública. Sob um ângulo específico,nos dispomos a examinar a prática de ensino aplicada na escola,hoje, e identificar de maneira sintética e necessariamente aproximada, o que leva a escola pública,a ser considerada “ineficiente”.Optamos,metodologicamente, por um estudo de natureza bibliográfica, partindo da produção de autores como SANTOS(2005), ROMANELLI (1980), SAVIANI (1985), entre outros. Buscamos pesquisar,sobre o nível de aproveitamento das escolas públicas, no ingresso ao serviço público, de um modo particular, o concurso do Poder Judiciário (2002), e de forma relativa, o vestibular da UFC (Universidade Federal do Ceará), e revelar, os índices de aprovação. Vale salientar que em nosso entendimento, mesmo com o avanço da didática no Brasil, a criação de programas de avaliações e acompanhamentos, dentre outros resultados alcançados até hoje, sinalizam que a escola pública, sofre sérias conseqüências, em virtude das políticas públicas implementadas e da estrutura da prática social.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Especialização em Administração Judiciária da UVA (Universidade Vale do Acaraú),em parceria com ESMEC (Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará), como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista. Orientador: Edilson Baltazar
URL: http://hdl.handle.net/123456789/478
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