Holanda, Violeta Maria de Siqueira(org)Gosselin, Anne-Sophie Marie Frédérique(org)Rezende, Nohemy IbanezFaçanha, Marlia AguiarSantos, Ineildes Calheiro dosMonteiro, Anne AlencarSantos, Josué Leite dosSantos, Josiane Barboza dosMagrini, Pedro RosasGonçalves, Juliana Jessica de SousaPereira, Francisco Vitor MacedoSantos, Juliana da SilvaSeara, José Manuel AlvarezZaranza, Janaína SampaioLima, Germana Nayara LopesSousa, José Maclecio deLuz, Marileide da SilvaHolanda, Violeta Maria de SiqueiraFerreira, Josiana Alves de AndradePinto, Nubia dos ReisRodrigues, Clara Maria TelesCarneiro, Daniel dos SantosMartins, Leonardo José Freire CabóRocha, Leonardo Tolentino LimaSantos, Silvia Maria Vieira dosFaçanha, Marlia AguiarLeite, Marília ColaresSantos, Silvia Maria Vieira dosFaçanha, Marlia AguiarLeite, Marília ColaresBatista, Diogo BarretoCarneiro, Daniel dos SantosSilva, Hilda SantosCarvalho, Natália Silveira deSousa, Clerislânia de AlbuquerqueMoura, Ricardo DamascenoParente, Rubens Paulo RodriguesMagrini, Pedro RosasJesus, Lavínia Rodrigues deXavier, Antônio RobertoLima, Eliaquim de SousaSacramento, Robério Augusto Leal2025-02-112025-02-112023978-85-7826-878-7https://bdjur.tjce.jus.br/handle/123456789/431https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2023/06/Mulheres-na-ci%C3%AAncia-di%C3%A1logos-sobre-g%C3%AAnero-e-diversida-de-nas-escolas-e-na-universidade.pdfCodin/Seduc reconhece que iniciativas de produção de materiais e publicações como o livro Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade, organizado pelas professoras doutoras Violeta Maria de Siqueira Holanda e Anne-Sophie Marie Frédérique Gosselin, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com a participação de autoras mulheres, dentre elas, professoras do ensino fundamental e médio, intelectuais negras, lésbicas e trans, mas também a autoria de intelectuais negras/os e LGBTQIAPN+, representam ações fundamentais para que as instituições educacionais entendam que o respeito à diversidade deve ser uma postura político-profissional a ser assumida por todas/os as/os profissionais da educação.Tem como principais desafios a sensibilização dos sujeitos escolares para a necessidade do respeito à diversidade humana e para a inserção das temáticas de gênero e sexualidade no cotidiano escolar, compreendidos como temas integradores e que fazem parte de metas e estratégias constantes em diversas legislações educacionais, tais como o Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024) e o Plano Estadual de Educação (PEE, 2016-2024).pt-BRMulheres na ciênciaGêneroDiversidadeMulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na UniversidadeLivros digitais