Esta obra está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). Para mais informações, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/Ambrósio, Márcia2024-08-212024-08-212024978-85-7221-124-6https://bdjur.tjce.jus.br/handle/123456789/80A obra explora o potencial transformador da educação online, propondo um olhar crítico e esperançoso sobre inovações pedagógicas. Este livro é essencial para quem atua na educação, oferecendo caminhos para uma pedagogia mais inclusiva e significativa na era digital.Este volume narra práticas pedagógicas inovadoras, criativas e orientadas para aprendizagens significativas em EaD, implementadas na UFOP. Detalha nossa abordagem de trabalho, a mediação tecnológica e a execução em ambientes virtuais, examinando os processos e resultados dessas disciplinas por meio de uma análise qualitativa longitudinal. Os resultados enfatizam a sinergia entre professores e alunos, a diversidade de metodologias e a importância da reflexão crítica, contribuindo, positivamente, para o processo educacional, ao reduzir a evasão, aumentar a interação online e promover um rico desempenho acadêmico.pt-BRProfissão e formação docenteEducação a distância (EAD)Ambiente virtual de aprendizagemSaber docenteAvaliação onlineProfissão e formação docente na EaD e as didáticas virtuais a serviço das aprendizagensLivros digitais