Esta obra está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). Para mais informações, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/Alves, Ísis BritoFerreira, Helena Maria2024-08-212024-08-212024978-65-5939-991-8https://bdjur.tjce.jus.br/handle/123456789/85O livro destaca a importância da formação de professores de Língua Portuguesa no contexto de uma sociedade em constante evolução tecnológica e de comunicação. Enfatiza que essa formação é essencial para melhorar a qualidade do ensino e alinhar-se às demandas sociais, especialmente no que se refere ao desenvolvimento da proficiência linguístico-discursiva dos alunos. A discussão sobre a formação de professores deve abordar as bases epistemológicas e metodológicas do ensino, com o objetivo de promover um percurso formativo que fortaleça os saberes docentes. Nesse sentido, a Linguística Aplicada é vista como um campo crucial para conectar as questões de linguagem e seu uso social.No contexto de uma sociedade que tem ampliado os modos de interação, em função do surgimento e do aprimoramento de tecnologias de comunicação e informação, as discussões que permeiam o campo da formação de professores se caracterizam como um processo primordial para a ampliação de estratégias que visam a elevar a qualidade dos processos educativos e para garantir uma adequada articulação com as demandas sociais. Essas discussões assumem uma conotação especial quando se trata do professor de Língua Portuguesa, que tem o compromisso por qualificar a proficiência linguístico-discursiva dos discentes, seja para a melhoria do desempenho escolar, seja para a qualificação das interações na sociedade. Nessa direção, considera-se que, ao problematizar o contexto de formação de professores de Língua Portuguesa, é necessária uma discussão que aborde as bases epistêmicas e metodológicas que constituem o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como objetivo principal tornar possível um percurso formativo que contribua para o desenvolvimento dos saberes relacionados à docência. Sendo assim, considera-se a Linguística Aplicada (LA), um campo que viabiliza a articulação das questões que envolvem a linguagem e seu uso social.pt-BRLetramentos docentesFormação de professoresEnsino de língua portuguesaVideoanimaçãoLetramentos docentes: um olhar reflexivo sobre ser professor de língua portuguesaLivros digitais