Esta obra está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). Para mais informações, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/Silva, Elias Alves da2024-10-302024-10-302024978-65-258-2808-4https://bdjur.tjce.jus.br/handle/123456789/287https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/gestao-democratica-transparente-e-participativaEste estudo tem como relevância apontar para uma realidade, dentro do enfoque que possa servir para “novos olhares” não somente de gestores escolares, mas de professores e demais profissionais da educação, podendo motivar à adoção de posturas inovadoras no espaço educativo. É também tal proposta direcionada a pesquisadores, que porventura estejam fazendo trabalhos acadêmicos relacionados com a temática em pauta.Esta tese tem a seguinte estruturação: além dessa introdução; o primeiro capítulo, que aborda aspectos que revelam as transformações ocorridas, historicamente, na gestão escolar; o segundo capítulo, que trata de algumas das características da gestão democrático-participativa e a necessidade de novas posturas dos gestores; o terceiro capítulo, que centra na discussão de ações nos setores pedagógico e financeiro da gestão escolar e alguns dos entraves que devem ser superados, por conseguinte, são apresentados os processos metodológicos e a apresentação dos resultados da pesquisa e, finalmente, as principais considerações, seguidas das recomendações.pt-BRAdministração escolarDemocraciaGestão democrática, transparente e participativaLivros digitais