Educação em Direitos Humanos: História e Cultura Afro-Brasileira no Contexto dos Cursos de Graduação em Direito Como Fator de Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Brasil
Abstract
Este trabalho monográfico problematiza a inclusão da educação étnico-racial, em destaque da
história da África e cultura afro-brasileira, nos cursos de bacharelado em Direito. Defende-se
a ideia da necessidade de descolonização dos currículos, ou seja, o diálogo crítico desde o
modelo eurocêntrico de ensino jurídico, caracterizado pelo apego aos textos legais, ao saber
dogmático que ordinariamente aplica o raciocínio lógico dedutivo, no esquema silogístico da
subsunção, até outros paradigmas diversos de ensino, que pensem a partir de diferentes
referenciais epistemológicos. Requer-se, portanto, a introdução também da visão das diversas
culturas que formaram a identidade nacional, debatendo-se os mecanismos dos conflitos
sociais e ideológicos de poder, em especial a questão do racismo, discriminação e
preconceito, conhecimentos indispensáveis aos profissionais jurídicos brasileiros. A pesquisa,
como metodologia, utiliza levantamento de dados para, a partir das estruturas curriculares dos
cursos de bacharelado em Direito no Estado do Ceará, verificar a adoção por parte das
Instituições de Ensino Superior das diretrizes do Ministério da Educação que orientam para a
incorporação nos currículos da temática étnico-racial. Utiliza-se, ademais, de pesquisa
bibliográfica para apresentar o suporte doutrinário e normativo jurídico internacional e
nacional que elegem as questões raciais como um problema que reclama continuamente a
ação dos Estados para o enfrentamento do racismo, preconceito e discriminação que afetam as
minorias excluídas, no caso, a população afrodescendente brasileira. A pesquisa constata uma
participação reduzida da abordagem da história da África e cultura afro-brasileira nas
estruturas curriculares das graduações de bacharelado em Direito, mas propõe à luz da teoria
do reconhecimento, na matriz de Axel Honneth, a reivindicação de sua implantação, como
medida necessária à promoção da igualdade étnico-racial, o que constitui perene busca por
reconhecimento intentada pelas minorias afrodescendentes no Brasil.