Navegando por Autor "Medeiros, Cleber de Souza Marinho de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Escolas públicas brasileiras: desafios e dificuldades do ingresso de seus egressos na universidade e no serviço público(Esmec, 2009) Medeiros, Cleber de Souza Marinho de; Baltazar, EdilsonO presente estudo propõe demonstrar, de forma introdutória, os caminhos da história dos modelos pedagógicos adotado no Brasil, e de modo particular, sua influência no resultado do ensino aprendizado da escola pública. Sob um ângulo específico, nos dispomos a examinar a prática de ensino aplicada na escola, hoje, e identificar de maneira sintética e necessariamente aproximada, o que leva a escola pública, a ser considerada “ineficiente”. Optamos, metodologicamente, por um estudo de natureza bibliográfica, partindo da produção de autores como SANTOS (2005), ROMANELLI (1980), SAVIANI (1985), entre outros. Buscamos pesquisar, sobre o nível de aproveitamento das escolas públicas, no ingresso ao serviço público, de um modo particular, o concurso do Poder Judiciário (2002), e de forma relativa, o vestibular da UFC (Universidade Federal do Ceará), e revelar, os índices de aprovação. Vale salientar que em nosso entendimento, mesmo com o avanço da didática no Brasil, a criação de programas de avaliações e acompanhamentos, dentre outros resultados alcançados até hoje, sinalizam que a escola pública, sofre sérias consequências, em virtude das políticas públicas implementadas e da estrutura da prática social.