2. Doutrina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando 2. Doutrina por Autor "Alves, Ísis Brito"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Letramentos docentes: um olhar reflexivo sobre ser professor de língua portuguesa(Pimenta Cultural, 2024) Alves, Ísis Brito; Ferreira, Helena MariaNo contexto de uma sociedade que tem ampliado os modos de interação, em função do surgimento e do aprimoramento de tecnologias de comunicação e informação, as discussões que permeiam o campo da formação de professores se caracterizam como um processo primordial para a ampliação de estratégias que visam a elevar a qualidade dos processos educativos e para garantir uma adequada articulação com as demandas sociais. Essas discussões assumem uma conotação especial quando se trata do professor de Língua Portuguesa, que tem o compromisso por qualificar a proficiência linguístico-discursiva dos discentes, seja para a melhoria do desempenho escolar, seja para a qualificação das interações na sociedade. Nessa direção, considera-se que, ao problematizar o contexto de formação de professores de Língua Portuguesa, é necessária uma discussão que aborde as bases epistêmicas e metodológicas que constituem o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como objetivo principal tornar possível um percurso formativo que contribua para o desenvolvimento dos saberes relacionados à docência. Sendo assim, considera-se a Linguística Aplicada (LA), um campo que viabiliza a articulação das questões que envolvem a linguagem e seu uso social.