Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na Universidade
Carregando...
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Uece
Resumo
Tem como principais desafios a sensibilização dos sujeitos escolares para a necessidade do respeito à diversidade humana e para a inserção das temáticas de gênero e sexualidade no cotidiano escolar, compreendidos como temas integradores e que fazem parte de metas e estratégias constantes em diversas legislações educacionais, tais como o Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024) e o Plano Estadual de Educação (PEE, 2016-2024).
Descrição
Codin/Seduc reconhece que iniciativas de produção de materiais e publicações como o livro Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade, organizado pelas professoras doutoras Violeta Maria de Siqueira Holanda e Anne-Sophie Marie Frédérique Gosselin, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com a participação de autoras mulheres, dentre elas, professoras do ensino fundamental e médio, intelectuais negras, lésbicas e trans, mas também a autoria de intelectuais negras/os e LGBTQIAPN+, representam ações fundamentais para que as instituições educacionais entendam que o respeito à diversidade deve ser uma postura político-profissional a ser assumida por todas/os as/os profissionais da educação.
Palavras-chave
Mulheres na ciência, Gênero, Diversidade