Principios do direito penal

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
1997
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Esmec
Resumo
Os princípios, normas gerais abstratas, são vetores que guiam o intérprete do Direito, dando-lhe a compreensão do verdadeiro sentido e fim a que se propõem as regras jurídicas, para que as apliquem corretamente. No âmbito penal a existência de princípios faz-se imprescindível, pois neste está em jogo a liberdade, bem indisponível do homem. Tamanha é a importância destes princípios, que estão previstos em sua maioria na Lei Maior em seu capítulo dos direitos e deveres individuais e coletivos. São princípios do Direito Penal o da legalidade, da intervenção mínima, da lesividade, da humanidade, da individualização da pena, da pessoalidade da pena e da culpabilidade.
Descrição
Monografia apresentada como requisito à conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará - ESMEC.
Palavras-chave
Direito penal, Princípio da legalidade
Citação
PINTO, Flávia Maria Aires. Princípios do direito penal. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de aperfeiçoamento de Magistrados) - Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, Fortaleza,1997.