Letramentos docentes: um olhar reflexivo sobre ser professor de língua portuguesa
Carregando...
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Pimenta Cultural
Resumo
No contexto de uma sociedade que tem ampliado os modos de interação, em função do surgimento e do aprimoramento de tecnologias de comunicação e informação, as discussões que permeiam o campo da formação de professores se caracterizam como um processo primordial para a ampliação de estratégias que visam a elevar a qualidade dos processos educativos e para garantir uma adequada articulação com as demandas sociais. Essas discussões assumem uma conotação especial quando se trata do professor de Língua Portuguesa, que tem o compromisso por qualificar a proficiência linguístico-discursiva dos discentes, seja para a melhoria do desempenho escolar, seja para a qualificação das interações na sociedade. Nessa direção, considera-se que, ao problematizar o contexto de formação de professores de Língua Portuguesa, é necessária uma discussão que aborde as bases epistêmicas e metodológicas que constituem o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como objetivo principal tornar possível um percurso formativo que contribua para o desenvolvimento dos saberes relacionados à docência. Sendo assim, considera-se a Linguística Aplicada (LA), um campo que viabiliza a articulação das questões que envolvem a linguagem e seu uso social.
Descrição
O livro destaca a importância da formação de professores de Língua Portuguesa no contexto de uma sociedade em constante evolução tecnológica e de comunicação. Enfatiza que essa formação é essencial para melhorar a qualidade do ensino e alinhar-se às demandas sociais, especialmente no que se refere ao desenvolvimento da proficiência linguístico-discursiva dos alunos. A discussão sobre a formação de professores deve abordar as bases epistemológicas e metodológicas do ensino, com o objetivo de promover um percurso formativo que fortaleça os saberes docentes. Nesse sentido, a Linguística Aplicada é vista como um campo crucial para conectar as questões de linguagem e seu uso social.
Palavras-chave
Letramentos docentes, Formação de professores, Ensino de língua portuguesa, Videoanimação